terça-feira, 11 de novembro de 2014

Igreja São Roque - Piraquara

A igreja São Roque, esta localizada na região metropolitana de Curitiba, em Piraquara, sendo o padroeiro o santo São Roque.   

A Igreja São Roque se localiza no antigo leprosário, chamado de colônia São Roque, que antigamente acolhiam as pessoas que vinham de todos os lugares do Brasil, para tratar da doença chamada Hanseníase, antigamente separado por alas, sendo a parte feminina e masculina, as pessoas moravam na colônia até a sua morte, e muitos se casavam, e passavam a morar nas casas que ficava dentro da colônia, após constituírem as suas famílias e ter os seus filhos passavam a viver na região e bairros próximos do hospital.
Desde aquela época já existia a igreja São Roque, onde era freqüentado pelos doentes, e ali era realizado o casamentos de muitos deles.

Tempos atrás a igreja passou a receber visitantes e religiosos da região de Piraquara e Curitiba, que vinham para ver a missa celebrada pelo Frei Ruy.

Ainda hoje podemos dizer que não mudou a Igreja é  muito freqüentada por todas as pessoas, e mensalmente é realizado batizados.

A colônia São Roque passou a ser administrada por outro hospital, e passou a ser CPPI Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológico.  

Para as pessoas que visitam o local, é normal encontrar pessoas portadoras da doença que estão hospitalizadas, o local é muito bonito e tranqüilo, muitas árvores, plantas e flores, ao caminhar pode ser visitado o campo de Futebol Dr. Aureliano de Moura, casa de artesanato, onde é realizados os trabalhos artesanais por  pessoas do local, o hospital, a Praça Frei Mario Winkel, um grande refeitório onde é realizado a comida a todos os hospitalizados, a casa das freiras, a administração, as antigas casas onde viviam os doentes com as suas famílias, hoje estão todas fechadas.

Características

Tempo de Visitação: 2 horas
Localização: Av. Brasilia S/N, Jardim Esmeralda, Piraquara
Horário de Funcionamento: Missas Quarta-feira ás 17h 30m, Sábados 17h 30, Domingos 9h
Preço: Gratuito
Telefone/Fax: +55 (41) 3673-3062/ 3530-3900
Site: www.franciscano.org.br
http://www.vivaamigos.org.br/
Permite Fotos e Filmagens: Sim, pode ser fotografados todos os lugares da visitação
SimPermite Animais
Observações: Ônibus Piraquara/Parador, (Praça Santos Andrade), Vila Macedo (Terminal de Pinhais)





2 comentários:

  1. O igreja são roque tem Facebook ou whadzap eu preciso entrar em contato com a secretária da igreja

    ResponderExcluir
  2. Cresci a li no pátio desse hospital

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião