O que procura em "O PIRAQUARENSE"

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Caminho Trentino



 Na região de Piraquara cidade situada na região metropolitana de Curitiba, esta localizada a única colonização de trentinos- tirolozes do Paraná.

Eles são originários de Tirol e Trento localizados na Europa, em região de altas montanhas que na época pertencia ao império Austro-Húngaro.
Chegaram a na região em 1878, com 59 famílias totalizando 300 pessoas que formaram a Colônia Imperial Santa Maria no novo Tirol da Boca da Serra, em Piraquara, seus costumes, culturas e as tradições italianas foi incorporada pela população.

Atualmente o município de Piraquara possui um rico patrimônio natural, esta região esta a 25 minutos de Curitiba, pode proporcionar um ótimo roteiro turístico para a população de Piraquara e ao turista que visita o local, a região do “Caminho Trentino”, em uma região de altas montanhas, na encosta Oeste da Serra do Mar sua altitude varia de 900 a 1510 metros do nível do mar, o qual encontramos inúmeros empreendimentos, para quem gosta da boa culinária o local oferece ótimos restaurantes. E para as pessoas que prefere um bom descanso, longe da cidade, e perto da natureza, pode recorrer às pousadas, chácaras e pesque-pague.

No caminho para o local, podemos observar muitos lugares bonitos que a natureza oferece, são estradas de chão, muitas vegetações, mananciais de abastecimento público de água e as nascentes das cataratas do Iguaçu.
No caminho trentino temos o privilegio de observar a Baia de Paranaguá, a represa do Carvalho (primeira captação de água para Curitiba) e o túnel da Roça Nova com 429 metros o mais extenso túnel da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, estes caminhos podem ser percorridos com bicicletas.
O turista que for percorrer o caminho de carro, deve chegar até o centro de Piraquara, seguir até a linha de trem, onde se encontra o restaurante Obra Prima, e seguir a primeira rua a direita, logo começa a estrada de chão.
Piraquara esta marcado pelo forte inverno ,devido a sua alta umidade e baixa temperatura,
também  esta localizado o centro histórico, as antigas casas dos operários da estrada de ferro que corta o centro da cidade, mais próximo a serra do mar esta a aldeia indígena Araça-Í , que esta aberto para a visitação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião